Audiobook – O Guarani – José de Alencar

oguarani [Audiobook] O Guarani   José de Alencar
Na primeira metade do século XVII, D. Antônio de Mariz, fidalgo português, leva adiante no Brasil uma colonização dentro do mais rigoroso espírito de obediência à sua pátria. Sua casa-forte, às margens do Pequequer, afluente do Rio Paraíba, é abrigo de ilustres portugueses, afinados no mesmo espírito patriótico e colonizador, mas acolhe inicialmente, com ingênua cordialidade, bandos de mercenários, homens sedentos de ouro e prata, como o aventureiro Loredano, ex-padre que assassinara um homem desarmado, a troco do mapa das famosas minas de prata.
Dentro da respeitável casa de D. Antônio, Loredano vai pacientemente urdindo seu plano de destruição de toda a família e dos agregados. Em seus planos, contudo, está o rapto da bela Cecília, filha de D. Antônio, mas que é constantemente vigiada por um índio forte e corajoso, Peri, que em recompensa por tê-la salvo certa vez de uma avalancha de pedras, recebeu a mais alta gratidão de D. Antônio e mesmo o afeto espontâneo da moça, que o trata como a um irmão. Além de envolver-se em perigos para defender a moça, Peri ainda precisa enfrentar a oposição de Dona Laureana, mãe de Ceci, para quem o índio não é cristão e não passa de um animal.
A história inicia logo após o incidente em que Diogo, filho de D. Antônio, inadvertidamente, mata uma indiazinha aimoré, durante uma caçada. Indignados, os aimorés procuram vingança. A luta que se irá travar não diminui a ambição de Loredano, que continua a tramar a destruição de todos os que não o acompanhem, como Aires Gomes, espécie de comandante de armas, leal defensor da casa de D. Antônio; e Álvaro, jovem enamorado de Ceci e não retribuído nesse amor, que acaba arrebatado pelo amor de Isabel, irmã adotiva de Ceci. Álvaro e Isabel têm um fim trágico: ele é emboscado pelos aimorés, e ela suicida-se ao vê-lo morto.
Cercada pelos índios, que querem vingança, a família de Dom Antônio não vê outra saída senão aliar-se aos capangas revoltosos e defender o casarão, prestes a explodir por causa do depósito de pólvora montado no porão. Peri convence Dona Laureana a permiti-lo salvar Ceci, mas antes é obrigado a deixar-se batizar. A casa e todos dentro dela são destruídos pelo fogo, enquanto o casal de heróis embrenha-se pela floresta, onde descobrem o amor mais puro.
Baixe também o livro O Guarani!

Tamanho: 194.52MB | Formato: rm | Produzito pela Fundação Dorina 


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x